ABA

ABA: sigla que descreve a forma musical ternária; definição e exemplos.

Conceito

A sigla ABA descreve uma das formais musicais mais comuns no universo da música ocidental (em termos de estrutura e desenho de uma composição), a forma ternária.

Como o próprio nome indica, uma peça nesta forma possui três secções. Consiste, então, numa primeira secção, relativamente completa; numa segunda secção, contrastante no que respeita à tonalidade (normalmente, na dominante ou na tónica menor ou relativa menor) e ao material (tema, etc.); e numa terceira e última secção, que tanto pode ser uma repetição literal como uma espécie de pequena variação, sempre em relação à primeira (olhe-se à evidente repetição da letra “a”). Notar que nesta forma ternária simples as secções podem ser subdividadas em forma binária, e assim por diante, não sendo, por isso, um forma estanque.

O minueto e trio da suite barroca, a sinfonia e a sonata clássica e a ária da capo da cantata, da oratória e da ópera do século XVIII são exemplos clássicos desta forma ABA.

211 Visualizações 1 Total

References:

Devoto, M. (nd). Ternary form. Em https://www.britannica.com/art/ternary-form

Kennedy, M. (1994). Dicionário Oxford de Música. Publicações Dom Quixote.

211 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo