A capella

Definição da expressão musical, de origem italiana, a capella.

Conceito

A expressão de origem italiana a capella (que em português pode ser traduzido como “ao estilo da igreja” ou “como na igreja”) designa um modo de execução musical estritamente vocal, ou seja, sem acompanhamento instrumental. Uma versão cantada ou a extracção das vozes de uma música com parte instrumental pode também ser designada peça a capella.

O canto a capella  tem as suas origens na prática do canto gregoriano, que não exige o auxílio de qualquer instrumento (nem mesmo o órgão), sendo executado pelas vozes de clérigos que formavam um grupo de cantores chamado schola cantorum. As músicas sacras renascentistas para grupos vocais ou coros polifónicos foram também concebidas para serem interpretadas desta forma. Hoje em dia, esta forma de canto continua a ser praticada em contexto religioso, tanto no Cristianismo, como no Judaísmo e no Islamismo, desde que Islão tradicional proibiu o uso de instrumentos (excepto a percussão básica). Neste caso particular, toma o nome de anasheed.

Não obstante, os motetes e madrigais (géneros comuns até ao período barroco), que não versam necessariamente sobre temas de carácter religioso (especialmente o madrigal), eram também interpretados à capella.

Actualmente, existem vários grupos a capella, muitos deles associados ao ensino secundário e universitário (especialmente nos Estados Unidos e, mais recentemente, nalgumas partes da Ásia). Esta forma de interpretação vocal pode ainda ser encontrada no teatro musical.

128 Visualizações 1 Total
128 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo