A Battuta (Conceito, Significado, Definição, O que É)

Definição da expressão ‘A battuta’: regresso à velocidade inicial de um andamento ou de uma peça depois de um desvio em relação a mesma.

Conceito de A Battuta

No âmbito da música, a expressão italiana “A Battuta” (que em português significa ‘batida’ ou ‘medida’) indica o regresso à velocidade inicial de um andamento ou peça depois de um desvio em relação A Battutaà mesma (por exemplo, depois de um ralentando ou de um accelerando; mas também  após um período ad libitum, ou seja, opcional, à vontade). A expressão ‘A tempo’, no tempo estritamente indicado, é sinónimo desta.

Beethoven usa esta palavra no Scherzo da Sinfonia Coral – “Ritmo di tre battute” e “Ritmo di quattro battute“, para indicar que o ritmo nesses lugares ocorre em grupos de três ou quatro compassos, respectivamente. No Presto do seu quarteto plano (Op. 74), onde o tempo muda para ‘Più presto, quasi prestissimo‘, ele acrescenta a direção ‘Si ha s’immaginar la battuta di 6-8‘ – o movimento que está escrito em 3-4.

405 Visualizações 1 Total

References:

Kennedy, M. (1994). Dicionário Oxford de Música. Publicações Dom Quixote.

405 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.