Al Murr, Mohammad

Mohammad Al Murr é o escritor dos Emirados Árabes Unidos com maior reconhecimento. Dubai Tales e The Wink of the Mona Lisa foram traduzidos para inglês.

Mohammad Al Murr, breve apresentação

Mohammad Al Murr nasceu no Dubai em 1955 e é um dos escritores locais mais conceituados. A escrita é, para Al Murr, uma paixão antiga: os seus primeiros artigos foram escritos quando ainda frequentava a escola.

Conclui os seus estudos na Universidade de Syracuse, em Nova Iorque, Estados Unidos e, desde então, o seu percurso tem sido marcado pela atividade jornalística e literária, pontuado pelo exercício de funções no setor bancário.

Mohammad Al Murr, jornalista

Al Murr trabalha como jornalista, desde inícios da década de 80, para várias publicações locais:

  • Foi editor no Khaleej Times, jornal inglês dos Emirados Árabes Unidos.
  • Contribuiu com a sua coluna semanal, Awraq Al-Ahad (“Jornal de domingo”), para o Al Khaleej de Sharjah, um dos sete Emirados.
  • Foi editor executivo do jornal Al Bayan, onde escrevia regularmente a coluna Hadeeth Al-Ethnain (“Conversa à segunda feira”).
  • Escreveu a coluna Muntasaf Al-Osbou para a revista Al-Reyada Wa Al-Shabab.

Mohammad Al Murr, escritor

É autor de 15 volumes de short stories e um livro escrito no dialeto local. Publicou, também, três volumes sobre os Emirados Árabes Unidos na atualidade. É um dos autores locais com mais reconhecimento internacional: duas das suas colecções de short stories, Dubai Tales e The Wink of the Mona Lisa, foram traduzidas para inglês.

De acordo com Barbara Michalak Pikulska (2012), a originalidade das short stories de Mohammad Al Murr está na forma como o autor observa o mundo, livre de qualquer idealismo ou tendência para a moralização. Para além disso, o autor desconstrói as histórias analisando-as nas suas diversas perspetivas, sem cair no erro do reducionismo.

As suas histórias são o reflexo das transformações sociais que os Emirados Árabes Unidos vivenciam atualmente e o leitor, ao conhecer as peripécias dos protagonistas, conhece também a instabilidade que os cidadãos locais sentem, ora atados a fios do conservadorismo de outrora, ora impulsionados pela novidade da abertura à globalização.

Alguns dos seus livros são: UAE As Seen by Austrians, Around the World in 22 Days, National Hopes, Wonders of the World e Kalam Al Nass.

O reconhecimento de Mohammad Al Murr:

  • Presidente do Conselho Cultural do Dubai (de 2004 até 2008) que, em 2008, se uniu à Autoridade do Dubai para a Cultura e as Artes, da qual é agora vice-presidente.
  • Membro do Conselho de Administração da Emirates Media.
  • Orador do Federal National Council (FNC), autoridade que representa os locais.
  • Entre 1987 e 2001, foi presidente da Associação Cultural e Científica.

 

295 Visualizações 1 Total

References:

MICHALAK-PIKULSKA, Barbara (2012), Modern Literature of the United Arab Emirates, Cracóvia, Jagiellonian University Press.

295 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter