Homero

Homero foi o mais importante poeta épico da Antiguidade. A ele é atribuída a autoria dos poemas épicos Ilíada e Odisseia.

Homero foi o maior e mais célebre poeta épico da Antiguidade e da Grécia Antiga. A ele são atribuídas a autoria dos poemas épicos mais antigos da literatura, Ilíada e Odisseia, que são vistos como o início da literatura ocidental. Ainda que os gregos acreditassem na figura histórica de Homero, historiadores modernos desconfiam da real existência do poeta.

De acordo com estudiosos, praticamente nenhuma informação biográfica de Homero chegou à modernidade. Os poemas atribuídos a ele na verdade seriam compilações de diversas narrativas orais, escritas e reescritas até se tornarem a Ilíada e a Odisseia. De qualquer forma, tendo existido ou não, Homero representa a memória coletiva da Grécia Antiga.

Não se sabe ao certo o local e a data de nascimento de Homero, supondo que ele tenha sido uma pessoa real. Estabelecer essas informações tem sido um árduo trabalho para estudiosos e historiadores. Muitos acreditam que ele tenha vivido por volta dos séculos IX, VIII ou ainda VII antes de Cristo.

Alguns apontam a escrita de Ilíada e de Odisseia como o melhor parâmetro para definir as informações de nascimento de Homero. Aqueles que defendem que esses poemas foram compilados durante décadas combatem essa crença, pois acreditam que os dois textos teriam se tornado textos fixos apenas no século VI a.C. O consenso entre os estudiosos é que Ilíada é o trabalho escrito mais antigo da literatura do Ocidente, tendo sido escrita nos anos finais do século IX a.C., assim como Odisseia.

homero

Homero e a autoria dos poemas

Outras obras menores, sem respaldo histórico ou literário, são atribuídas a Homero. A mais famosa é Hinos Homéricos. Antes do surgimento da filosofia, os textos do poeta aproximavam o homem dos deuses, ao colocar as divindades, principalmente as Olímpicas, muito semelhantes aos humanos.

Na época de Alexandre, o Grande, estudiosos das obras de Homero não acreditavam que Ilíada e Odisseia foram compostas por um único autor. Na mesma época, outros estudiosos discordavam dessa posição, mas acreditavam que os textos originais eram muito diferentes daqueles que sobreviveram até aquele período.

Acreditava-se que, por exemplo, que os duelos entre Menelau e Páris e entre Heitor e Ajax foram acréscimos posteriores à Ilíada original, assim como outros momentos, como a célebre descrição da confecção do escudo do herói Aquiles. Essa teoria dos acréscimos recebeu um grande respaldo.

Por fim, quanto à produção dos poemas por Homero, há três crenças diversas. A primeira trabalha com a ideia de que Homero foi mesmo o autor de ambos os poemas. A segunda trabalha com a autoria apenas da Ilíada. A terceira, por fim, que ele de fato escreveu os dois, mas versões reduzidas, que foram aumentadas posteriormente por outros autores

253 Visualizações 1 Total

References:

https://www.britannica.com/biography/Homer-Greek-poet

253 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo