Escritor

Escritor: conceito e desenvolvimento da atividade

escritor

Escritor é uma pessoa que utiliza as palavras escritas, através de várias técnicas e estilos, para comunicar ou passar ideias.

 

Os escritores produzem varias formas de literatura (sendo literatura a arte de compor e expor escritos artísticos, em prosa ou em verso, de acordo com princípios teóricos e práticos): contos, romances, poesias, ensaios, artigos científicos e até peças de teatro, textos jornalísticos, publicações em blogs, etc. O seu objetivo é atrair o interesse de um determinado público e passar ideias ou informações.

Em Portugal a lista de escritores sobejamente conhecidos é ampla: de Luiz de Camões e Eça de Queiroz, Camilo Castelo Branco e Fernando Pessoa a Florbela Espanca, Cesário Verde, José Saramago, Lídia Jorge, António Lobo Antunes, Miguel Torga, entre muitos outros.

 

O que é a escrita?

A escrita consiste na utilização de sinais ou símbolos para exprimir ideias humanas. Usa a grafia (uma técnica de comunicação) e foi criada e desenvolvida na sociedade humana de forma a registar conteúdos em diversos suportes, formas de circulação e funções de comunicação.

Como meio de representação, a escrita é uma codificação sistemática de sinais gráficos que permite registrar com grande precisão a linguagem falada por meio de sinais visuais regularmente dispostos (excetuando a escrita Braille, cujos sinais são táteis).

Existem dois tipos de escrita principais: aquela que é baseada em ideogramas e que representa conceitos e aquela que é baseada em grafemas e representa a perceção de sons, também designada de escrita alfabética.

Na maioria das vezes, a intenção da escrita é a produção de textos ou livros que serão alvos da atividade de leitura.

 

O que faz um escritor?

Genericamente, escritor é uma pessoa com habilidade para usar a linguagem para expressar ideias que, normalmente, contribuem para ampliar a cultura de uma sociedade.

Em sentido amplo, um escritor escreve documentos ou obras de autoria própria. Em sentido mais estrito, escritor é quem pratica a escrita a nível profissional ou como atividade circunstancial.

Escritor não é necessariamente o profissional que escreve romances, é também o autor de livros técnicos e de textos jornalísticos, por exemplo. Efetivamente, qualquer pessoa que escreva algum tipo de artigo, resenha, texto, poema, poesia, etc, pode ser considerada um escritor.

Além de produzir trabalhos escritos, de ficção ou não, o escritor também pode ser a pessoa que fala sobre o ofício e a arte da escrita, muitas vezes ensinando a escrever determinados géneros literários ou ensinando os passos para se ser um escritor de sucesso… ou simplesmente abordando a importância da escrita, sua motivação e propósito. Também faz ou pode fazer parte do ofício de escritor, tecer críticas literárias sobre trabalhos de outros escritores para jornais, revistas ou jornais científicos.

 

Segundo o género e a composição literária à qual se dedica o escritor, o mesmo pode receber diferentes denominações específicas dependendo do seu trabalho, entre elas:

 

Poeta – Escritor que se dedica a escrever poesia (género literário caracterizado pela composição em versos estruturados de forma harmoniosa).

 

Romancista – Escritor que se dedica a escrever romances (obra literária de narrativa em prosa, normalmente longa, com fatos criados ou relacionados com personagens que vivem diferentes conflitos ou situações dramáticas, numa sequência de tempo relativamente ampla).

 

Ensaísta – Escritor que se dedica à escritura de ensaios (texto literário breve, situado entre o poético e o didático, que expõe ideias, críticas e reflexões éticas e filosóficas a respeito de certo tema).

 

Contista – Escritor que se dedica à escrita de contos (histórias curtas em prosa, com um só conflito e ação e poucas personagens).

 

Dramaturgo – Escritor que se dedica a escrever obras de teatro.

 

A atividade de escrever é considerada uma forma de arte, que do popular ao clássico, é capaz de ensinar, entreter, emocionar e, claro, passar as ideias do escritor e as influencias da época em que foi escrita. Assim, a arte da escrita é considerada intemporal, um bom escritor consegue ser imortal.

 

Diferença entre autor e escritor

Autor é aquela pessoa que escreve e publica os seus livros e desperta assim o desejo e interesse dos leitores pelas suas obras. Escritor, por sua vez, é aquela pessoa que gosta da arte de escrever, mas não se preocupa em escrever livros, sendo que pode expressar a sua arte através de artigos sobre diversos temas para divulgar a sua opinião ou os seus conhecimentos. Por outras palavras, os escritores podem ser jornalistas, redatores ou profissionais que pretendem divulgar seus textos, que normalmente são bem escritos e podem ter poder de influência, igual ou superior ao de um livro, inclusive.

 

188 Visualizações 1 Total
188 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo