Procuramos Delegados Comerciais

(M/F)

 

Procuramos colaboradores com espírito empreendedor para angariação de anunciantes e patrocinadores para a Knoow.net.

Portugal e Brasil

Comissões até 33%

Total flexibilidade de horários

Candidaturas com CV para geral@knoow.net

 

 

 

 

Didascália

Apresentação do conceito / definição / significado de “didascália”; funções das didascálias no texto; exemplo de uma didascália num texto de Gil Vicente…

Conceito de Didascália

Didascália

Por didascália compreende-se um segmento textual que, num texto dramático, tem o objetivo de fornecer várias indicações cénicas aos leitores. Neste sentido, as didascálias não se destinam a ser ditas ou reproduzidas oralmente pelas personagens e, aquando das representações cénicas, desaparecem enquanto discurso e surgem diante dos espetadores como ações (gestos, atitudes) ou presenças físicas de objetos, guarda-roupa, ou cenário.

As didascálias, que são a expressão e a voz direta do dramaturgo, diferenciam-se do texto principal por estarem normalmente escritas entre parênteses, ou em itálico. São, muitas vezes, designadas ‘texto secundário’. Tais indicações cumprem uma dupla função, a saber, situam o diálogo e a ação num contexto imaginário, ao nível do acontecimento ficcional e, no que diz respeito ao nível da representação, fornecem informações àqueles que transformam o texto em espetáculo, ou seja, aos encenadores.

Exemplo de didascália: Aqui vem Pero Marques, vestido como filho de lavrador rico, com um gabão azul deitado ao ombro, com o capelo por diante, e vem dizendo:

Vicente, Gil in Farsa de Inês Pereira

116 Visualizações 1 Total
116 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.