Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  História do Brasil
  •  História de Angola
  •  História de Moçambique
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Bozzetto

O termo Bozzetto significa o mesmo que esboço, correspondendo bozzetto com o termo em italiano, o boceto em castelhano e esboço em português, todos eles, correspondem com termos pictóricos para designar um projecto, ensaio ou os primeiros traços ou provas executadas antes de realizar um trabalho final, artístico, técnico ou literário. No âmbito das artes, e no caso específico da pintura, o termo Bozzetto designa uma peça experimental para a análise de uma composição. Diz-se esboço em pintura e esboceto em escultura.

Num bozzeto ou esboço os contornos e detalhes não estão definidos, mas esquematicamente desenhados só com o âmbito de criar uma ideia geral da composição ou ideia.

O esboço constitui o primeiro passo concreto de uma obra ou de um projecto, isto é, a primeira materialização da ideia do respectivo autor.

Esboços são rascunhos ou desenhos resumidos, simples e rápidos daquilo que o artista ou escritor pretendem expressar. Constitui uma fonte de ideias ou uma forma de entender e organizar melhor o motivo escolhido. Por meio do esboço se pode definir de uma forma mais clara, o que interessa ou o que deve ser eliminado num desenho ou pintura. Se pode ainda, mediante três ou quatro esboços, estudar vários ângulos de um mesmo objecto ou paisagem. (VESCO 2009, pg.7)

Um esboço ou sketch (do grego antigo σχέδιος – schedios “temporário”) é qualquer obra (literária, visual, audiovisual, musical…) em estado inicial, que se encontre inacabada porque ainda possui muito pouca informação. É o conjunto dos objectos iniciais, mais gerais e elementares da obra a ser composta.

Também se denomina esboço qualquer rascunho ou delineamento inicial elaborado com o propósito de facilitar uma análise preliminar a respeito da realização de uma obra. Por exemplo: antes de fazer um desenho, uma pessoa pode querer elaborar um modelo simplificado dele. Tal modelo facilitará a consecução de projectos ou ideias, além de poder ser útil na hora de definir onde serão necessárias modificações ou adaptações.

O esboço deve evoluir e preencher uma série de etapas até se converter numa obra completa. Por isso, a noção de esboço também está associada a toda ideia vaga e pouco concreta de algo.

Por exemplo: “O arquitecto apresentou um esboço do edifício, que me agradou bastante”, “Amanhã, tenho de entregar o final e só tenho um mero esboço dos temas a desenvolver”, “Vou precisar de um esboço do teu plano até ao final desta tarde”.

A noção de esboço está associada à de esquema, que é um termo de origem latina (schema) que diz respeito a uma representação simbólica ou gráfica de coisas materiais ou imateriais. O esquema pode ser a ideia ou o conceito que se tem em relação a algo.

Nas áreas mais técnicas, o esboço pode assemelhar-se a um esquema sempre que aquele representar um guia para o desenvolvimento de um projecto. Nestes casos, trata-se da base que indica os passos a seguir.

Relativamente a um texto, um esboço é um pequeno apanhado (resumo) que compreende frases (noções gerais) e palavras-chave em vez de parágrafos extensos. Estes esboços são organizados de forma hierárquica de modo a que as ideias fiquem ordenadas com maior clareza. O esboço permite planificar a redacção de um ensaio, na medida em que organiza as ideias que o autor pretende exprimir no seu texto.

Dos esboços mais conhecidos e reconhecidos da história, são os de Leonardo da Vinci, um dos mais importantes artistas italianos do Renascimento, uma das figuras mais importantes de seu tempo. Embora genial em diversos campos, foi na pintura que da Vinci mais se distinguiu. Em todas as suas criações, Leonardo discutia qualquer verdade estabelecida.

esbocos_davinci

Esboços de Leonardo da Vinci

Antes de excutar uma ideia, fazia questão de testá-la, de várias formas para tirar suas conclusões. Leonardo foi pintor, escultor, matemático, arquitecto, urbanista, físico, astrónomo, engenheiro, naturalista, químico, geólogo, cartógrafo, estrategista, criador de engenhos bélicos e inventor de instrumentos musicais e em praticamente em todos esses campos, realizou esboços e estudos preliminares.

esbocos_leonardo_da_vinci

Esboços de Leonardo da Vinci

103 Visualizações 1 Total

References:

CLAYTON, Martin & PHILO, Ronald. Leonardo Da Vinci: The Mechanics of Man – Royal Collection Publications. Getty Publications, 2010

HASKELL, Francis. Mecenas e Pintores: Arte e Sociedade na Itália Barroca. EdUSP, 1997

VESCO, Clóvis Stachetti. Técnicas de Desenho e Pintura. Clube de Autores, 2009

WOLLHEIM, R. Painting as an Art. Londres: Thames and Hudson, 1987

103 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo