Auster, Paul

Paul Auster

Paul Auster

Paul Benjamin Auster é um conceituado e galardoado autor norte-americano. Nascido a 3 de Fevereiro de 1947 em Newark, no estado de New Jersey, Auster é oriundo de uma família judia de classe média. Foi logo na adolescência que o futuro autor demonstrou uma grande inclinação para a literatura, sendo um ávido consumidor de diversas obras de autores clássicos, como Fiodor Dostoiévsky, Ernest Hemingway, Franz Kafka ou Marcel Proust, entre outros. O gosto pela leitura, a par com as vivências na cidade de Nova Iorque, lançaram as bases para aquele que se viria a destacar com um dos maiores autores contemporâneos.

Em 1970, Paul Auster terminou a sua licenciatura na Universidade de Columbia e mudou-se para Paris, onde exerceu funções como tradutor durante alguns anos. No ano de 1974 Paul Auster regressou ao seu país de origem, onde iniciou a sua carreira de autor com a publicação de diversos ensaios, poemas e artigos para a imprensa. Contudo, só em 1987 Auster viria a ganhar reconhecimento a nível mundial, com a publicação da obra “Trilogia de Nova Iorque”.

A este livro seguiram-se inúmeros êxitos como “ O Palácio da Lua”, “O Livro das Ilusões”, “As Loucuras de Brooklyn” ou “Sunset Park”, entre outros, que cimentaram a posição como um dos mais proeminentes autores da atualidade, valendo-lhe ainda diversos prémios internacionais.

A sua escrita desenvolve-se em torno de temáticas como a questão da existência humana e da identidade, a aparente realidade em que nos movemos, os paradoxos e contradições do mundo moderno ou as coincidências, tendo na maioria das vezes a cidade de Nova Iorque como pano de fundo.

Além de escritor de ficção, Paul Auster é ainda autor de diversas obras biográficas, e desenvolveu paralelamente uma carreira no cinema, onde já efetuou trabalhos como argumentista, produtor, ator e realizador, destacando-se aqui o filme “Smoke” realizado por Wayne Wang e co-realizado pelo próprio Paul Auster, o qual foi também responsável pela escrita do argumento, baseado no seu conto “A História de Natal de Auggie Wren”.

No que diz respeito à sua vida privada, Paul Auster foi casado com a escritora Lydia Davis, com quem teve o seu primeiro filho, Daniel. Após o divórcio, Auster voltou a casar, desta vez com a também autora literária Siri Hustvetd, e deste casamento nasceu a segunda filha do escritor, de nome Sophie.

 

273 Visualizações 1 Total
273 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter