Analepse (Conceito, Significado, O que é)

Conceito de Analepse

Analepse, ou flashback, é uma técnica narrativa, muito utilizada em literatura e em cinema, podendo também ser utilizada em teatro, e que consiste na descrição de acontecimentos anteriores ao momento presente da história. Desta forma, a ordem cronológica dos factos é interrompida, dando-se um recuo temporal na narrativa relatada.

Ao utilizar uma analepse, o autor relata acontecimentos ocorridos no passado, podendo evocar esses momentos de diversas formas. Assim, a analepse pode ser utilizada de uma forma mais direta e assumida, com uma clara indicação dessa alteração de plano temporal, quer seja através do relato claro de uma memória ou acontecimento passado, no caso da literatura, ou através de um recuo assumido na linha narrativa, no caso do cinema ou teatro; pode-se ainda fazer uso da analepse de um modo menos evidente, tanto na literatura como no cinema ou teatro, de forma a que a narração de momentos passados só se torne clara com o avançar do enredo, não sendo imediatamente percetível.

A analepse é diametralmente oposta à prolepse, à qual se recorre então para relatar eventos futuros.

 

1225 Visualizações 3 Total
1225 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo