Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  História do Brasil
  •  História de Angola
  •  História de Moçambique
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Actividade Artística

Actividade Artística, é uma constante na história da humanidade, os objectivos ou os impulsos que a tenham motivado, a arte é um fenómeno permanente em todas as sociedades e em todas as culturas de todas as épocas.

Numa definição literal e à letra de Actividade Artística, a primeira palavra poderá ser considerada como a “faculdade de exercer uma acção; modo de vida; profissão”, e a segunda palavra, apresentada no masculino singular, será “relativo a arte; que tem arte; próprio de artista; criativo; que tem gosto pelas belas-artes; apresentado com arte; primoroso”. – “Infopédia” da Porto Editora.

Tal como na própria designação transparece, “actividades artísticas” pode ser considerada como uma acção que envolve a arte e a criação artística. É uma forma de raciocínio, na qual sentir e pensar estão indivisamente interligados. Uma pessoa que pinta, escreve, compõe, ou dança, pensa com os seus sentidos.

art-brush-painting-colors

Actividade Artística

A arte pode ser entendida como a actividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa. O processo criativo se dá a partir da percepção com o intuito de expressar emoções e ideias, objectivando um significado único e diferente para cada obra.

A arte tem sido uma forma, talvez a única, do homem se transcender a ele próprio nessa busca de plenitude existencial, nesse diálogo impossível com as forças da natureza, com o cosmos e com os deuses. A arte e a sua expressão e criação é um elemento indispensável no desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural.

A actividade artística é exclusiva da obra humana. Jamais outro ser vivo experimentou ou desenvolveu essa capacidade para produzir e apreciar factores de natureza estética. Apesar de não responder a nenhuma necessidade física ou biológica essencial para a sobrevivência do homem, podemos disser que a arte surge de modo espontâneo como uma emergência espiritual da usa obra no mundo.

A arte, é de todas as actividades humanas, aquela em que o homem se revê com maior autenticidade, aquela em que materializa as suas crenças e as suas dúvidas, e em que traduz os seus sonhos na forma de uma linguagem mágica e subliminar.

A essência da actividade artística é representar e exprimir a substância invisível e subjectiva do ser interior que constitui o homem.

75 Visualizações 2 Total

References:

www.infopedia.pt

ADORNO, Theodor W. Teoria Estética, Arte & Comunicação, Edições 70, 1988

BASTOS, Carlos. A Actividade Artística: Ensaio de Análise Estética. Livraria Tavares Martins. Porto, 1938

CORREIA, André de Brito.  A Arte Como Vida e Vida Como Arte – Sociabilidades num Contexto de Criação Artística. Edições Afrontamento. Porto, 2003

HAUSER, Arnold. A Arte e a Sociedade. Editorial Presença, 1984

75 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo