Acento (Conceito, Definição, Significado, O que é)

O que é e para que é utilizado um acento gráfico; quais os acentos gráficos usados na língua portuguesa; outros sinais gráficos…

O que é um Acento

No âmbito da escrita, um Acento é um diacrítico, isto é, um símbolo ou sinal gráfico que se aplica que se aplica em determinadas letras (sob, sobre ou através destas) para alterar a sua fonética ou para marcar qualquer característica linguística, auxiliando na pronúncia das palavras que fogem do padrão prosódico mais geral (por exemplo, em português, em muitas palavras cuja sílaba tónica não seja a penúltima). Trata-se, em geral de um destaque sonoro de uma determinada sílaba ou mesmo de uma palavra.

Acentos e outros Sinais Gráficos na Língua Portuguesa

Na língua portuguesa são utilizados quatro acentos gráficos: o agudo, o grave, o circunflexo e o til. Já os sinais gráficos utilizados são a cedilha, o hífen e o apóstrofo.

Os Acentos

  • Acento agudo – O acento agudo ( ´ ) é o mais utilizado na Língua Portuguesa e serve para assinalar, por norma, uma vogal aberta ou mesmo longa (ex.: lágrima, ótimo, pé, herói, país).
  • Acento grave – O acento grave (`) emprega-se para marcar a crase, isto é, a fusão de dois sons vocálicos iguais num só (ex: à (s), àquele(s), àquela(s), àquilo).
  • Acento circunflexo – O acento circunflexo (^) tem como função marcar a posição da sílaba tónica (ex: você, avô), sendo muito mais usado no Brasil do que em Portugal.
  • Til – O til (~) serve para indicar a nasalização da vogal ou até do ditongo, nomeadamente nos ditongos ão, ãe, õe e isoladamente na vogal ã (ex. irmã, dispõe, põe, são), sendo considerado como acento quando não exista outro assento na palavra ou quando está sobre a sílaba tónica. Nas restantes situações o til é considerado como um sinal gráfico diacrítico mas não como um acento.

No passado era também utilizado o trema (¨) para alterar o som de determinadas palavras. Em Portugal foi suprimido com o Acordo Ortográfico de 1945 (era então utilizado nas palavras vernáculas) e no Brasil foi suprimido com o Acordo Ortográfico de 1990 (até aí era utilizado para assinalar a letra u nas combinações que, qui, gue e gui). Contudo, em ambos os casos o trema mantém-se para estrangeirismo.

Outros Sinais gráficos

  • Cedilha – A cedilha (¸) é um sinal que se coloca debaixo da letra c, quando o som se assemelha ao s, antes do a, o e u e é, assim, utilizada para referenciar que uma consoante deve ser pronunciada de forma ciciosa (ex. açude, moça, caçar, açúcar).
  • Apóstrofo – O apóstrofo (´) é utilizado para indicar a suspensão ou supressão de um dado som nas seguintes situações: no final da preposição de (ex. d´Arrábida, borda-d´água); por questões de métrica (ex. Se puder´s estar sereno in “ Este Livro que Vos Deixo” de António Aleixo); sempre que se pretende evidenciar um título de uma obra (ex. n´”Os Lusíadas); e na representação da língua oral (ex. – Vou dizer ao meu pai, qu´é polícia, vou, vou..! in “Os putos” de Altino do Tojal).
  • Hífen – O hífen (-) é um sinal utilizado em inúmeras situações da escrita, salientando-se, entre outras, para ligação de palavras compostas.
1037 Visualizações 1 Total

References:

acentos in Dicionário da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2016. [consult. 2016-07-18 16:09:32]. Disponível na Internet: http://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/acentos

https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/regras-da-acentuacao/636

 

1037 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.