Acento

Acento (s.m) – é um diacrítico; sinal gráfico. Símbolo escrito que se aplica em determinadas letras. Os acentos auxiliam na pronúncia das palavras que fogem do padrão prosódico mais geral. Trata-se de um destaque sonoro de uma determinada sílaba ou mesmo de uma palavra.

Existem três acentos gráficos: o agudo, o grave e o circunflexo. Já os sinais gráficos são os seguintes: o hífen e o apóstrofo.

Os acentos gráficos

– o acento agudo – O acento agudo ( ´ ) é o mais utilizado na Língua Portuguesa e serve para assinalar, por norma, uma vogal aberta ou mesmo longa (ex.: lágrima, ótimo, pé, herói, país).

– o acento grave – O acento grave (`) emprega-se para marcar a crase (ex: à (s), àquele (s), àquela (s), àquilo).

– o acento circunflexo – O acento circunflexo (^) tem como função marcar a posição da sílaba tónica (ex: você, avô).

– o til – O til serve para indicar a nasalização da vogal ou até do ditongo, nomeadamente nos ditongos ão, ãe, õe e isoladamente na vogal ã (ex. irmã, dispõe, põe, são).

– a cedilha – A cedilha (¸) é um sinal que se coloca debaixo da letra c, quando o som se assemelha ao s, antes do a,o e u e é, assim, utilizada para referenciar que uma consoante deve ser pronunciada de forma ciciosa (ex. açude, moça, açude, caçar, açúcar).

Os Sinais gráficos

– o apóstrofo – O apóstrofo (´) é utilizado para indicar a suspensão ou supressão de um dado som nas seguintes situações: no final da preposição de (ex. d´Arrábida, borda-d´água); por questões de métrica (ex. Se puder´s estar sereno in “ Este Livro que Vos Deixo” de António Aleixo); sempre que se pretende evidenciar um título de uma obra (ex. n´”Os Lusíadas); e na representação da língua oral (ex. – Vou dizer ao meu pai, qu´é polícia, vou, vou..! in “Os putos” de Altino do Tojal).

– o hífen – O hífen (-) é um sinal que é utilizado, sobretudo: para ligar elementos nas palavras compostas (ex. segunda-feira, guarda-chuva), quando se designam espécies quer sejam zoológicas, quer sejam botânicas (ex. cobra- capelo, andorinha-do-mar, feijão-verde, couve-flor); sempre que seja necessário realizar a translineação (ex. ami-/go); para executar a ligação de pronomes pessoais átonos (sejam eles enclíticos ou mesoclíticos), nomeadamente verbos (ex. diz-lhe, di-lo-ei, dir-lhe-ei, deram-me); quando é necessário ligar pronomes clíticos o, a, os, as que assumem a forma de lo, la, los, las a nos e vos e a eis (ex. ei-lo); quando os prefixos possuem um determinado elemento que começa pela letra h (ex. sobre-humano, ante-histórico); quando há necessidade de ligar palavras formadas por prefixação, quando esses prefixos detém acento gráfico (ex. recém-nascido, pré-escolar, além-mar); aquando da utilização dos prefixos vice- e ex- (ex. vice-presidente, ex-marido); quando os prefixos terminam numa vogal e o elemento que se segue se inicia, igualmente, por uma vogal igual, sendo exceção para as palavras que possuem o prefixo co (ex. micro-ondas, intra-arterial, contra-almirante, anti-insónias); quando são utilizados os prefixos super-, sub-, híper-,inter- sempre que as palavras se iniciam com as letras h e r (ex. super-homem, sub-reptício, sub-humano, inter-religioso, inter-helénico); na utilização dos prefixos pan-, assim como circum- quando as palavras se iniciam com m, h, n ou com uma vogal (ex. pan-africano, circum-navegação).

Ressalve-se que com a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico se deixa de utilizar o hífen em várias situações. São estas:  quando a proposição de se liga às formas monossilábicas do verbo haver, sempre que este se encontre no presente do indicativo (ex. hão de, há de, hás de, hei de, heis de); sempre que o prefixo termine numa vogal e o elemento que se segue se inicie por s ou r (ex. ultrassensível, contrarrelógio); quando o prefixo termine em vogal e o elemento seguinte se inicie por uma vogal diferente (ex. plurianual, infraestrutura).

488 Visualizações 2 Total

References:

acentos in Dicionário da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2016. [consult. 2016-07-18 16:09:32]. Disponível na Internet: http://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/acentos

https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/regras-da-acentuacao/636

 

488 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter