Procuramos Delegados Comerciais

(M/F)

 

Procuramos colaboradores com espírito empreendedor para angariação de anunciantes e patrocinadores para a Knoow.net.

Portugal e Brasil

Comissões até 33%

Total flexibilidade de horários

Candidaturas com CV para geral@knoow.net

 

 

 

 

Voz Passiva

Conceito / Definição / Significado de “voz passiva”; situações em que é mais habitual utilizar a voz passiva; exemplos de frases com voz passiva…

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Conceito de Voz Passiva

Voz Passiva

Por voz passiva entende-se uma frase que, ao contrário da voz ativa, apresenta o sujeito a receber a ação expressa pelo verbo. Constrói-se passando o constituinte que, na frase ativa, detém a função de complemento direto, para sujeito e o verbo da frase ativa passa a ser conjugado numa forma composta, com o auxiliar “ser”, sendo que é o auxiliar a manter as propriedades de tempo e modo do verbo da frase ativa.

Exemplos:

Voz activa Voz passiva
A Maria escreve um livro. > Um livro é escrito pela Maria.
A Maria escreveu um livro. > Um livro foi escrito pela Maria.

 

A frase passiva pode ser utilizada quando o sujeito da frase é óbvio, sem grande importância ou desconhecido, quando se pretende dar mais saliência ao complemento, atribuindo-lhe um lugar especial na frase, ou quando o redator quer fazer ressaltar uma determinada frase num segmento em que predomina a voz ativa.

A estrutura da voz passiva é bastante usual em certos tipos de textos técnicos, como, por exemplo, nos textos legislativos, nos textos científicos, ou nos textos instrucionais, pois torna mais complexo o trabalho interpretativo do leitor.

Também ocorre em línguas que têm preferência por este tipo de estrutura, como é o caso do português, ou do inglês. A língua russa, por sua vez, evita este tipo de construções.

Os verbos que podem submeter-se a transformação passiva são os transitivos diretos, os transitivos diretos e indiretos e os transitivos predicativos.

105 Visualizações 1 Total
105 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.