Fotografia

Fotografia é uma técnica de criação de imagens por exposição luminosa em uma superfície fotossensível.

Fotografia é uma técnica de criação de imagens por exposição à luz em uma superfície fotossensível. Apesar de a primeira foto ser atribuída ao francês Joseph Niépce, não se atribui a invenção dela a uma única pessoa. Ao longo dos últimos séculos várias pessoas contribuíram, em conjunto ou de forma paralela, para que o processo fotográfico se tornasse o que ele é hoje.

Os princípios fundamentais da fotografia foram estabelecidos há várias décadas. Desde a introdução do filme fotográfico colorido, datado do século XX, não houve muitas evoluções. A melhoria da qualidade da imagem, a agilização do processo de produção da fotografia e o mais fácil acesso a câmeras popularizou a técnica.

A criação da tecnologia digital modificou o mundo fotográfico, bem como as profissões que utilizam essa técnica. As câmeras, grandes geringonças no início da história fotográfica, são cada vez menores e com recursos sofisticados, com imagens de ótima qualidade e facilidade de uso.

Além disso, há uma facilidade e uma simplicidade nos processos que envolvem captação, armazenagem, impressão e reprodução de imagens. O fato de ter incorporado a câmera fotográfica a aparelhos telefónicos levou a fotografia ao cotidiano da maioria das pessoas. Há uma grande integração com a informática também, devido à criação da Internet.

Fotografia: início

A primeira fotografia é atribuída a Joseph Niépce, em 1826, mas desde Da Vinci há registros de técnicas fotográficas. Em pararelo, Louis Daguerre produziu fotografias em um processo chamado “diorama”. Ele e Niépce eram amigos e firmaram uma parceria. Após a morte do amigo, Daguerre desenvolveu um processo denominado “daguerreotipia”.

Em 1839, o britânico William Talbot apresentou o processo denominado “calotipo”, que é semelhante às fotografias atuais. No Brasil, o francês Hércules Florence aprimorou os estudos de Daguerre, uma vez que desenvolveu negativos. A fotografia popularizou-se como um produto comerciável no ano de 1888. A empresa Kodak iniciou seus trabalhos com o discurso de que todas as pessoas poderiam tirar boas fotos sem a necessidade de fotógrafos profissionais.

Após a criação do negativo, houve grandes evoluções no mercado fotográfico. O desenvolvimento da tecnologia estabeleceu um padrão ao utilizar nas fotografias o filme colorido, além do foco automático. Ainda que essas tecnologias facilitem os processos fotográficos, pouco mudou desde os primórdios da fotografia.

fotografia

Processos fotográficos

  • Fotografia preta e branca: o processo preto e branco ou P&B foi criado no século XIX. A primeira grande técnica foi o daguerreótipo, e desde lá até os atuais P&B houve uma grande evolução tecnológica. Há uma grande gama de tonalidades na atual tecnologia, em algumas vezes superior às fotos coloridas, o que possibilita fotografias ricas em detalhes
  • Fotografia colorida: o primeiro filme colorido na modernidade foi o “Kodachrome”, introduzido em 1935, pela Kodak. Ela é planejada para ser utilizada a partir de filmes negativos coloridos, que resultam em fotografias impressas em papel de revestimento especial.
  • Fotografia panorâmica: consiste em realizar uma fotografia panorâmica completa (360º) a partir um ponto central.
  • Fotografia digital: substitui o filme e passar a ser um arquivo digital. Esse novo formato permite que a foto seja visualizada, editada, impressa, armazenada em um dispositivo digital ou mesmo enviada por e-mail ou por outros meios virtuais.

O presente e o futuro da fotografia

A fotografia digital permitiu que essa técnica de criação de imagens se popularizasse. Atualmente praticamente todos os telemóveis e smartphones possuem uma câmera fotográfica. A facilidade de utilização, de processamento e de edição das fotos permitiu que áreas como o jornalismo se desenvolvessem com maior qualidade, além de facilitar o próprio trabalho do fotógrafo. Além disso, a atual tecnologia fotográfica contribuiu para que o processo de globalização se acelerasse, visto que grande parte da população mundial tem acesso a incontáveis imagens fotográficas em uma breve pesquisa na Internet.

fotografia

385 Visualizações 1 Total
385 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.