A Vida dos Outros

“A Vida dos Outros” é um filme alemão de 2006, realizado e escrito por Florian Henckel von Donnersmarck, tendo vencido o Óscar de Melhor Filme.

Enredo e contexto de A Vida dos Outros

“A Vida dos Outros”, também conhecido como as “As Vidas dos Outros”, ou “Das Leen das Anderen”, na versão original e “The lives of Others” em inglês, é um filme alemão de 2006, realizado e escrito por Florian Henckel Von Donnersmarck, que narra a história de um agente da polícia nacional Stasi (forma abreviada de Ministerium für Staatssicherheit, adaptado para português sob a forma de “Ministério para a Segurança do Estado”), chamado Gerd Wiesler (interpretado por  Ulrich Mühe, que faleceu pouco depois em 2007), que é ordenado pelo ministro Bruno Hempf (encarnado por Thomas Thieme) a observar clandestinamente, através de escutas que o próprio colocou, a casa do escritor Geog Dreyman (Sebastian Koch) e da sua namorada/mulher, a a atriz Christa-Maria Sieland (Martina Gedeck), fruto de cobiça e inclusive chantagem sexual do próprio ministro.

Supostamente o desenlace da história ocorre em 1986, numa altura em que a República Democrática Alemã (RDA), ligada à União Soviética, opunha-se à República Federal Alemã (RFA), com associações ao movimento capitalista liderado pelos Estados Unidos da América (EUA). Nesse contexto, o filme apresenta-nos o escritor literário Gerd Wiesler, um dos melhores, senão o melhor, escritor do país e que é visto como um bom exemplo de cidadão. Porém, o mesmo tem as suas dúvidas sobre o modelo político implantado na RDA e, durante as escutas, tal é descoberto, mas à medida que o agente da Stasi vai conhecendo a vida do casal, apaixona-se platónica e voyaristicamente pelos dois, acabando por salvá-los da polícia, sem que estes nunca descubram (verdadeiramente).

Apreciação Crítica de “A Vida dos Outros”

Vencedor do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro (categoria dedicada aos filmes não falados em inglês), pela Academia de Hollywood, naqueles que são os mais prestigiados prémios de cinema do mundo, sendo o terceiro filme alemão a conseguir tal distinção, “A Vida dos Outros” foi também nomeado à homóloga categoria nos Globos de Ouro, considerado o segundo evento mais prestigiado de distinção da sétima arte. Ao mesmo tempo, também foi eleito Melhor Filme Estrangeiro nos Bafta, a versão inglesa dos Óscares, onde também foi, contra a norma, isto por  não ser falado na língua inglesa, candidato à categoria de Melhor Filme.

A receção crítica foi, regra geral muito positiva, sendo considerado uma analogia e um incentivo à liberdade de expressão e de pensamento, em contrapartida com as ideologias da Stasi e dos partidos comunistas da época, que procuravam, segundo os críticos, limitar essas expressões pessoais e, ao mesmo tempo, homogeneizar a sociedade. A apologia dos valores morais pessoais de qualquer um também é visto como um dos grandes contributos de “A Vida dos Outros”.

Nesse sentido, no sítio do Metacritic, conhecido pela apreciação de cinema por parte dos críticos, recebeu 89 valores em 100 possíveis, enquanto no IMDB conseguiu 8.4 em 10 pontos possíveis e 92%, sendo considerado pelos votantes como o 58º melhor filme de sempre.  Já no Rotten Tomatoes, que tem a vertente de apreciação de críticos e de usuários, consegui 92% no “tomátometro” e 96% na pontuação dos utilizadores. Estes dois últimos sítios online são conhecidos pela apreciação dos usuários ou votantes.

Consta-se que terão sido gastos 2 milhões de dólares na produção e divulgação de “A Vida dos Outros”, mas o retorno financeiro terá rondado os 77 milhões de dólares, o que traduziria num impressionante diferença de 75 milhões de dólares e um retorno de cerca de 3800%!

Em 2009, a revista norte-americana National Review considerou “A Vida dos Outros” como o melhor filme dos 25 anos anteriores.

69 Visualizações 1 Total

References:

The Lives of Others, Rotten Tomatoes. Disponível em: https://www.rottentomatoes.com/m/the_lives_of_others/ Consultado a 12/06/2018

A Vida dos Outros, IMDB. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt0405094/?ref_=nv_sr_1 Consultado a 12/06/2018

The Lives of Others, Metacritic. Disponível emhttp://www.metacritic.com/movie/the-lives-of-others. Consultado a 12/06/2018

69 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo