Teatro de Marionetas

O teatro de marionetas é uma forma tradicional de representação artística.

O teatro de marionetas é uma forma tradicional de representação artística com recurso a bonecos e figuras articuladas. Estas representam pessoas, animais, criaturas de fantasia e outros objetos ou conceitos e são manipulados diretamente por pessoas familiarizadas com a técnica. No teatro de marionetas quem manipula os movimentos dos personagens em cena é o marionetista que podem ou não estar escondidos do público. O termo é originário da expressão francesa marionette.

marionetas

Marionetas controladas por vários atores em simultâneo.

Os primeiros registos do teatro de marionetas datam da Grécia antiga em trabalhos como o de Herodotus e Xenophon, datados do século 5 antes de Cristo. O termos originário grego significa “puxado por cordéis” e esta era a forma base de animar as marionetas embora existam vários estilos que não utilizam este método clássico. Na cultura japonesa as bunkaru, são marionetas ou fantoches manipulados com varinhas que surgiram por volta de 1684 em Osaka no Japão.

A India também tem uma prática antiga de contar histórias com recurso a marionetas, uma arte conhecida como Bommalattam. As marionetas eram também muito populares na Sicília. Aqui os espetáculos de marionetas tinham muita influencia provençal na época representavam poemas românticos de França e outros países. As marionetas de madeira eram apresentadas na chamada Ópera de Bonecos e ainda hoje a região siciliana de Palermo mantém a tradição das marionetas.

Uma marioneta é um objeto que pode representar criaturas reais ou imaginárias e é manipulada por um ator ou marionetista. Estes profissionais usam os movimentos das mãos e braços para mover cordas ou mecanismos que movimentam a cabeça, tronco e membros das figuras. Por vezes fazem também a voz dos personagens que sincronizam com os movimentos das marionetas. As marionetas podem ser feitas de diversos materiais e variam entre construções e métodos de controlo simples ou complexos.

As marioneta são compostas pelo boneco articulado, fios de manipulação e um conjunto de paus, geralmente cruzados que sustentam a marioneta presa por fios ligados ás diferentes partes do corpo do boneco, podendo ser necessário usar as duas mãos ou até mesmo usar mais que um ator para controlar todos os movimentos de uma só figura. Outras formas mais simples usam somente um pau, podem ser feitas de cartão como as marionetas do teatro de sombras, ou de pano e controladas de forma semelhante a um fantoche.

80 Visualizações 1 Total
80 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter