Stop Motion

Animação em Stop Motion é uma técnica utilizada para animar em vídeo objetos estáticos.

Animação em Stop Motion é uma técnica utilizada para animar em vídeo objetos estáticos. O objeto é posicionado em diferentes ângulos ou locais e filmado frame a frame, como se de uma sequência de fotografias se tratasse. Os frames são depois colocados por ordem e dessa montagem de imagens estáticas surge o movimento, tal como acontece na animação 2D e 3D. No campo do cinema as figuras feitas em plasticina, marionetas e outras miniaturas são muito utilizadas na animação por stop motion.

As figuras podem ser posicionadas e reposicionadas várias vezes, sendo construidas com vários pontos de articulação e diferentes expressões faciais que podem ser trocadas com o decorrer das filmagens. Estas é das formas de animação mais antigas. Muitos realizadores necessitavam de uma simular movimento de objetos no ecrã e esta técnica foi utilizada muitas vezes em filmes de imagem real como King Kong ou Star Wars.

Com o advento das imagens geradas por computador esta técnica perdeu alguma importância apesar do seu efeito único e realista continuar a ser utilizado em filmes de animação, curtas metragens e publicidade. Entre alguns exemplos de filmes em stop motion que foram lançados já na era dos gráficos gerados por computador encontram-se Corpse Bride de Tim Burton ou Coraline de Henry Selick.

Este tipo de animação tanto pode ser 3D com figuras esculpidas e moldadas à mão ou em 2D no caso de serem utilizadas somente imagens e recortes. A forma como os objetos são movidos em pequenos incrementos é semelhante para ambas as perspetivas visuais. Software de edição facilita este processo captando a imagem diretamente para o computador e organizando os fotogramas por ordem.

As técnicas de stop motion são variadas. A manipulação pode ser direta no caso, por exemplo, de termos um desenho a ser trabalhados num quadro enquanto o artista o vai completando. Ou no caso do Time Laps, técnica bastante utilizada em segmentos informativos e de publicidade, neste caso é uma câmara posicionada num local fixo que regista o movimento exterior durante um longo período de tempo. É normalmente utilizado para simular a passagem do tempo, como acontece nos documentários sobre natureza, onde graças a esta técnicas podemos observar o desflorar de uma flor.

A internet popularizou este género com a utilização de figuras de montar como os Lego. Pequenos filmes apelidados de Legomation surgem um pouco por todo o mundo, nascidos da dedicação de fãs que aproveitam para treinar a técnica e partilhar as suas ideias através dos sites de partilha de vídeos.

513 Visualizações 1 Total
513 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo