Pixar

Pixar é um estúdio de animação norte-americano dedicado à animação em 3D.

Pixar é um estúdio de animação norte-americano dedicado à animação em 3D. A companhia foi criada pela Lucasfilm para desenvolver tecnologia de animação para filmes em imagem real. Em 1986 foi comprada pela Apple Inc. Nesta altura foi desenvolvido o computador Pixar Imaging que atraiu o interesse dos estúdios da Walt Disney após a apresentação de uma curta de animação criada por John Lasseter. Apesar das fracas vendas do computador a Walt Disney fechou um acordo para a produção de três filmes em conjunto com a Pixar tendo o primeiro filme Toy Story, lançado em 1995 e realizado por John Lasseter, revolucionado o futuro da industria de animação.

pixar

O advento da animação 3D

Toy Story apresentou diversas inovações tecnológicas a nível da animação tridimensional conquistando um grande reconhecimento junto do público e da industria cinematográfica. A cada novo filme a Pixar melhorou a técnica de produção e refinou a tecnologia utilizada. O filme Finding Nemo criou a necessidade de otimizar a tecnologia para criar o movimento da água de forma a alcançar um mundo aquático credível. Cars foi outro filme que exigiu novas abordagens à reprodução de reflexos e superfícies de metal para dar um visual mais realista ao carros. Ratatouille elevou as possibilidades na representação de pelo e fluidez no movimento dos cabelos.

O estúdio ficou conhecido por escrever as suas próprias histórias ao contrário da Disney que tipicamente tem por base lendas ou fábulas tradicionais. A equipa de escritores da Pixar é composta por antigos membros e muitos reconhecidos pelo seu trabalho por diversas condecorações.

A Pixar e a Disney tiveram desentendimentos no final da produção de Toy Story 2. O filme estava pensado para lançamento direto em vídeo mas foi revisto para estrear no cinema, o que ia contra o acordo inicial de três longas metragens produzidos pela Pixar para a Disney. A Pixar exigiu que o filme fosse então integrado no acordo inicial, mas a Disney recusou. Embora tenha gerado lucro para ambos os estúdios a Pixar não considerou a partilha justa, visto que a produção e criação ficou a cargo da mesma e a Disney apenas tratou do marketing e distribuição. Os custos de produção e o retorno de bilheteira foi dividido igualmente, mas a Disney deteve todos os direitos da história e recebeu parcelas da distribuição. Isto levou a que surgissem diversos acordos posteriores de forma a garantir a igualdade entre as partes.

Em 2006 a Walt Disney comprou a Pixar garantindo a inclusão das personagens no seu universo e presenças inclusive nos parques temáticos Disney World e Disneyland. Apesar da aquisição a Pixar permanece como entidade individual garantindo a continuação do seu estatuto como produtora e os seus próprios estúdios na Califórnia.

761 Visualizações 2 Total
761 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo