Ciclorama

Por ciclorama entende-se comummente o a parte traseira de um palco, numa sala de teatro ou de espetáculos, e que está colocada por trás dos artistas; esta é normalmente fabricada com um material leve, usualmente lona ou tecido, mas podem também ser uma parede, e, tal como o nome indica, possui uma forma curva ou côncava. Numa peça de teatro, ou espetáculo performativo de dança ou música, a ciclorama surge como o pano de fundo, tomando o lugar do cenário. A popularidade deste dispositivo prende-se acima de tudo com a sua flexibilidade, que permite a criação de diversos ambientes através de efeitos de luz e sombra, dispensando-se assim a necessidade de criação de diversos cenários físicos, que são difíceis de alterar ao longo do espetáculo.

Ciclorama utilizada em sala de espetáculos

Ciclorama utilizada em sala de espetáculos

 

Ciclorama utilizada em estúdio

Ciclorama utilizada em estúdio

Apesar de ser um dispositivo que surgiu no âmbito das artes performativas, a ciclorama foi posteriormente adotada pela vasta maioria das salas de cinema, que o incluem na parede onde é efetuada a projeção, ou seja, onde está colocado o ecrã, e é também utilizado em estúdios televisivos e de fotografia, nestes casos optando-se normalmente por uma ciclorama branca a qual, devidamente iluminado, confere a ilusão de espaço infinito. É possível ainda utilizar a ciclorama como croma, um fundo normalmente verde ou azul, e que em pós-produção permite a criação de um fundo fictício.

 

130 Visualizações 3 Total
130 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo