Chewbacca

Quem é Chewbacca? Conheça a vida e a trajetória de um dos personagens mais queridos dos fãs da saga Star Wars. Veja algumas curiosidades sobre o personagem.

Chewbacca é o nome de um dos personagens mais famosos da saga Star Wars. Grande, alto e peludo, o personagem atua ao lado de seu melhor amigo, Han Solo. Também conhecido por Chewie, Chewbacca é um alienígena da raça Wookiee, oriunda do planeta Kashyyk.

Participou de seis dos oito filmes da franquia: A Vingança dos Sith, Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca, O Retorno do Jedi, O Despertar da Força e O Último Jedi. Chewbacca é o co-piloto da nave Millenium Falcon e é também um excelente mecânico, muito sábio e temperamental.

É interpretado por Peter Mayhew, que com seus 2,15 metros, foi escolhido por George Lucas. E uma das suas principais é sua língua, o Shyriiwook, que todos compreendem, apesar de não ser traduzida para o público e parecer apenas gemidos e ruídos estranhos.

Chewbacca

Quem é Chewbacca?

Chewbacca nasceu, de acordo com os livros da saga, duzentos anos antes da Batalha de Yavin. Antes mesmo de conhecer Han Solo e Leia Organa, Chewie já era um republicano, pois já tinha combatido as forças de Palpatine e do Império Galáctico. Foi o único sobrevivente de uma missão para salvar filhotes Wookiees de escravistas.

A história contada por George Lucas afirma que é Han Solo quem liberta Chewbacca e, por isso, os dois se tornam amigos. Conforme a cultura dos Wookiees, ele tem um débito de vida com aquele que o salvou. Então, ele segue com Han, mesmo sendo casado com Mallatobuck, outra Wookiee, e tendo um filho chamado Lumpawaroo.

Chewbacca e Mallatobuck se conheceram ainda na “adolescência”. Para ficar com a amada, Chewie teve de matar um concorrente, o albino Tojjevvuk.

Chewbacca

Participação nos filmes

Por conta da dívida que Chewbacca tem com Han, eles se tornam contrabandistas do espaço e, mais tarde, se tornam rebeldes e ajudam Luke Skywalker e Leia na Aliança. Apesar de ser um personagem secundário nos filmes, Chewie é um dos mais queridos pelos fãs da série.

Em O Império Contra-Ataca, ele ajuda a remontar C-3PO, o robô, após ele ser destruído por soldados imperiais na Cidade das Nuvens. Seu instinto animal também o colocou em apuros na lua florestal de Endor, em O Retorno de Jedi. Ele fareja uma presa, que na verdade era uma armadilha feita por Ewoks.

Além de sua força natural e de suas garras retráteis, ele usa como arma principal sua besta a laser. Chewbacca é um jogador de xadrez dejarik holográfico muito temperamental e seus adversários correm o risco de ter os braços arrancados durante a partida, se Chewie estiver perdendo.

Chewbacca e Tarfull ajudam Yoda a fugir dos soldados clones em A Vingança dos Sith, em sua terra natal. No filme Uma Nova Esperança, Han e Chewie aceitam transportar Obi-Wan e Luke até Alderaan, planeta onde Leia foi criada. Ao chegar lá, eles percebem que o planeta foi destruído e descobrem que Leia está em apuros.

Chewbacca

Curiosidades sobre Chewbacca

  1. Em um especial de natal da saga Star Wars, Mallatobuck faz uma aparição, interpretada pelo ator Mickey Morton.
  2. O personagem surgiu porque George Lucas tinha um cão, chamado Indiana. O mesmo cão, que dizem se parecer muito com Chewie, deu origem a franquia de Indiana Jones.
  3. O ator que faz Chewbacca, Peter Mayhew, nunca fez teatro. Ele trabalhava em um hospital em Yorkshire, quando conheceu George Lucas, que o convidou para fazer o personagem.
  4. Durante a filmagem de Retorno de Jedi, Mayhew foi mandado a não andar pelo set em fantasia. Eles estavam numa locação numa floresta de sequoias na Califórnia, e havia uma preocupação de que ele poderia ser confundido por um Pé Grande por caçadores e ser machucado.
  5. O nome Chewbacca deriva diretamente do verbete russo “Sobaka”, que quer dizer cão.
  6. A voz de Chewie é o som de um urso negro do zoológico Happy Hollow Zoo, da Califórnia, conhecido por Tarik. O diretor de sonoplastia, Bern Brutt, cruzou os rugidos do urso com sons de um leão.
50 Visualizações 2 Total

References:

Kaminski, Michael. (2008). The Secret History of Star Wars, Legacy Books Press.

50 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo