Background (Conceito, Definição, Significado, O que é)

Apresentação do conceito da palavra inglesa background; o significado de backgound em diferentes contextos (informática, artes, cultura, história, jornalismo, etc.)

Conceito de Background

Background é uma palavra inglesa muito utilizada em português em numerosos contextos e com diversos significados. De facto, em termos literais a palavra significa ‘plano de fundo’, Backgroundmas conforme o contexto, pode significar também contexto, experiência, fonte da notícia, antecedentes, circunstâncias, qualificações académicas ou profissionais, fundo, entre outros. De salientar que, apesar de todos estes significados possíveis, a palavra é sempre utilizada para designar algo que está atrás ou por baixo de algo que é o objeto ou facto principal mas que está sempre percetível.

O conceito de Background em diferentes contextos

Na informática e na Internet, a palavra background é utilizada para designar o fundo de ecrã (por exemplo uma imagem, uma textura, uma cor sólida, e por vezes designado por papel de parede) que fica por detrás dos textos ou objetos principais. Estes fundos de ecrã podem ajudar a contextualizar, a tornar mais compreensível ou visível o conteúdo principal, ou simplesmente melhor o design ou aspeto visual.

Nas artes, nomeadamente na pintura e na ilustração, o significado é muito semelhante ao apresentado para a informática, isto é, uma cor ou uma imagem de fundo (por exemplo uma paisagem) que ajuda a contextualizar ou a melhorar o aspeto visual da obra.

Na história e na cultura, a palavra background pode ser entendida como ‘o que está na origem de’ algo (o que originou determinados acontecimentos ou que está na origem de determinados comportamentos), sendo equivalente à expressão ‘património histórico’, ou ‘património cultural’.

No jornalismo e ciências da comunicação em geral, o termo background é utilizado para designar a fonte da notícia, isto é a pessoa ou entidade que forneceu a informação de suporte à construção da notícia. É, portanto, sinónimo de ‘fonte da notícia’.

Em contextos mais gerais, background é utilizada para designar a experiência ou as qualificações académicas ou profissionais de alguém e que dão suporte à sua atividade ou às suas decisões, para designar o contexto ou os antecedentes que justificam ou que dão suporte a determinado acontecimento, facto, ou decisão.

106 Visualizações 1 Total
106 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.