Alan Menken

Alan Irwin Menken é um pianista norte-americano e compositor musical de cinema e teatro.

Alan Irwin Menken nascido a 22 de Julho de 1949 é um pianista norte-americano e compositor musical de cinema e teatro. Menken desenvolveu desde cedo um gosto inato pela musica, tendo lições de violino e piano, e com apenas 9 anos compôs a sua primeira musica. A sua carreira ficou marcada pelas inúmeras colaborações em projetos da Walt Disney Animation Studios sendo um dos principais compositores da broadway e do cinema de animação.

alan_menken

O inicio de carreira

Menken graduou-se em musicologia em 1971 na universidade de Steinhardt em New York, mas foi a sua participação no workshop da Broadcast Music Inc. Lehman Engel Musical Theater que o levou a ingressar definitivamente na carreira de compositor musical.

Depois da universidade Menken planeava tornar-se uma musico de estúdio ou estrela de rock, mas com a sua participação nos vários workshops e o contacto com o mundo do teatro despertou o seu interesse em compor musicas para teatro musical. O seu envolvimento levou a contactar com letristas e outro músicos com quem viria a trabalhar no futuro como David Zippel. Nos anos 70 Menken contribuiu para peças de teatro musical como The Present Tense (1977), Real Life Funnies (1981), Diamonds (1984) e Personals (1985). Também escreveu vários espetáculos que nunca viram a luz do dia como Atina, Evil Queen of the Galaxy (1980) com letras de Steve Brown. Colaborou com Howard Ashman no musical Babe(1981) que acabou cancelado e com Tom Even em Kicks: The Showgirl Musical (1984) assim como com David Rogers em The Dream in Royal Street (1981).

Menken alcançou finalmente o sucesso numa colaboração com Howard Ashman e Lehman Engel no musical God Bless You, Mr Rosewater que estreou em 1979 e foi aclamado pela critica permanecendo na Off-Broardway Theater durante mais seis semanas. O musical seguinte Little Shop of Horrors estreou em 1982 e ficou em exibição no Orpheum Theater em Manhattan durante cinco anos, circulando depois pelo mundo inteiro e dando origem ao filme de 1986 com a estrela de cinema Rick Moranis. O filme foi nomeado para os óscares e Menken e Ashman venceram o seu primeiro Oscar pela musica “Mean Green Mother From Outer Space”. Pelo seu contributo ao teatro musical recebeu o prémio BMI Carrer Achievment Award em 1983. O musical A Christmans Carol, criado por Menken e com letra de Lynn Ahrens, baseado no conto de Charles Dickens, estreou em 1994 no Madison Square Garden Paramount Theater e o seu sucesso fez com que se torna-se um evento anual na cidade norte-americana de New York.

O envolvimento com a Disney

Após o sucesso de Little Shop of Horrors, Alan Menken assim como Ashman foram contratados pela Disney para escrever as musicas do filme The Little Mermaid de 1989. O desafio proposto era que o filme fosse um musical que estivesse ao nível de clássicos Disney como Snow White and the Seven Dwarfs e Cinderella. O filme The Little Mermaid foi um sucesso comercial e abriu uma nova era chamada “Disney Renaissance”. Menken venceu o Oscar para melhor banda sonora.

As produções seguintes em colaboração com Ashman também conquistaram galardões como as 3 nomeações para os óscares de 1991 com Beauty and the Beast, vencendo dois deles. Durante a produção do filme Aladdin, Menken viu-se sozinho após a morte de Howard Ashman em 1991. Com isto o trabalho colaborativo para terminar o filme teve a participação de Tim Rice para as musicas. O filme venceu o Oscar para melhor musica original com o tema “A Whole New World”.

Nos anos seguintes todos os filmes foram nomeados para os óscares da academia vencendo em categorias relacionadas com a musica. Alan Menken trabalhou com Stephen Schwartz em Pocahontas e The Hunchback of Notre Dame, e mais tarde com David Zippel no filme Hercules. Outras produções incluiram Home on the Range, The Shaggy Dog, Enchanted e Tangled. Alan Menken levou para casa oito óscares durante a sua carreira e foi nomeado “Lenda da Disney” em 2001. Também venceu 11 Grammy Award, um Tony Award e outras nomeações. Alan Menken viria a voltar ao teatro musical com diversas produções as adaptações dos filmes Disney.

215 Visualizações 3 Total
215 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter