Adereço

Dentro da indústria audiovisual e do espetáculo, por adereço entende-se um objeto, utilizado em filmes, séries de televisão ou peças de teatro, que compõe o cenário em questão, conferindo-lhe realismo e, por vezes, tendo um papel preponderante na história narrada. Os adereços são essenciais e indispensáveis em qualquer produção, seja esta cinematográfica, televisiva ou teatral, já que são eles que contribuem para a criação do ambiente visual da história, sendo essenciais para que o espetador entenda o contexto, espaço e dimensão temporal em que se desenrola a ação. A título de exemplo, se a história contada se passar numa mansão senhorial do século XIX, é natural que surjam como adereços quadros a óleo nas paredes ou pianos, ao passo que as personagens masculinas poderão possuir espadas embainhadas, ao passo que se a narrativa decorrer no futuro, num planeta distante, as personagens poderão possuir gadgets tecnológicos desconhecidos, e os elementos decorativos serão certamente futuristas. Um adereço pode ainda ter um papel central na trama: imagine-se por exemplo o caso de uma joia que é passada de geração em geração e que é roubada; neste caso, é o próprio adereço que dá o mote ao desenrolar da narrativa.

Existem dois tipos principais de adereços:

 

Adereços de cena: objetos que estão dispostos no cenário e que criam a atmosfera visual pretendida, como quadros, instrumentos musicais, aparelhos tecnológicos, entre outros.

 

Adereços de ator: são objetos que o ator/atriz transporta consigo, e que contribuem para a construção da personagem; exemplos deste tipo de adereços são óculos, espadas, joias, etc.

 

Ambos os tipos de adereço são importantes para a história, e devem estar sempre em consonância, sendo que a sua colocação em cena e utilização são ainda fundamentais para manter o raccord da narrativa, em cinema e televisão.

125 Visualizações 1 Total
125 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo