Aardman Animations

A Aardman Animations é um estúdio de animação sediado em Bristol, na Inglaterra.

A Aardman Animations é um estúdio de animação sediado em Bristol, na Inglaterra. O estúdio é mais conhecido pelo seu contributo ao estilo de animação stop-motion, com figuras feitas em plasticina, especialmente pela longa metragem de animação Chicken Run, lançada em 2000, e pela série animada Wallace and Gromit. O termo Aardman tem origem na expressão holandesa “Aard man” que quando junto significa “Homem da Terra/Barro” ou Goblin do imaginário folclore europeu.

aardman-animation

Stop motion de eleição

Fundado em 1972 a Aardman Animations começou por ser um simples projeto criado por Peter Lord e David Sproxton que se uniram para realizar os seus filmes de animação. Inicialmente a parceria trabalhou em sequências de animação para outras séries como a Vision On da BBC e em vídeo clips musicais como para a musica “SledgeHammer” de Peter Gabriel e “My Baby Just Cares for Me” de Nina Simone. Com a continuação de novos projetos a dupla começou a contratar novos animadores, incluindo o promissor Nick Park, e mais tarde a curta de animação Creature Comforts, realizada pelo mesmo, tornou-se a primeira obra da Aardman Animations a vencer um Oscar. Nick Park desenvolveu também a dupla Wallace and Gromit que viriam a vencer dois Oscars com os filmes The Wrong Trousers (1993) e A Close Shave (1995).

Em 1997 a Aardman Animations uniu esforços com a Dreamworks e ambos os estúdios trabalharam para realizar o filme Chicken Run que se tornou o filme de animação em stop motion mais rentável até aos dias de hoje. Em 2006 foi lançado o filme Flushed Away, e pela primeira vez a Aardman Animations passou a usar a animação 3D. No mesmo ano terminou a aliança com a Dreamworks por divergências quanto ao modelo de negócio.

Desde 2007 a Aardman tem vindo a trabalhar com a Sony Pictures Entertainment de onde surgiu mais uma curta com Wallace e Gromit e também o filme de 2012, The Pirates! Band of Misfits. A Aardman Animations continua a produzir séries para os mais novos como Timmy Time e Shaun the Sheep. O trabalho na industria da publicidade também é uma constante com a participação em anúncios de marcas como a Change 4 Life, Hershey`s e McVities.
O apoio da Aardman Animations aos novos animadores tem vindo a traduzir-se em prémios e eventos associados como a entrega de prémios a novos talentos no festival Animex em Inglaterra.

No campo das aplicações interativas a Aardman Animations produziu 12 clips de animação para o portal de animação Hatena usado para publicar animações criadas com o software Flip Note Studio da Nintendo. Outros jogos e apps foram distribuídas nos atuais serviços de distribuição digital como a Google Play Store. Em 2013 foi conquistada uma forte contribuição via financiamento coletivo no Kickstarter que permitiu ao estúdio produzir 12 novos episódios de 1 minuto da sua antiga série de animação Morph. Atualmente o estúdio mantém-se na produção de longas metragens em colaboração com o Studio Canal.

104 Visualizações 1 Total
104 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo